Case de sucesso Base Engenharia

86 milhões em licitações são arrematados pela Base Engenharia por meio da assessoria da Concreta

O fato de conseguir gerar receita ao negócio ao adentrar em novos mercados, por si só já é bastante interessante e, ao mesmo tempo, desafiador. A venda para o setor público por meio de licitações tem se mostrado um caminho promissor para pequenas, médias e grandes empresas.

E para comprovar que negócios realmente estão encarando essas oportunidades, a protagonista do case de sucesso de hoje é a Base Energia Sustentável, uma prestadora de serviços de engenharia voltada para a execução de projetos de energia sustentável de usinas fotovoltaicas.

Nosso intuito com este conteúdo é apresentar um pouco a história da Base Engenharia, dificuldades e desafios enfrentados nos processos de licitação e como a Concreta foi essencial para os resultados alcançados até o momento. Continue a leitura!

Um pouco da história da Base Engenharia

A Base Energia Sustentável ou Barbosa & Barbosa Engenharia Elétrica LTDA é uma prestadora de serviços de engenharia com escritórios em São Paulo-SP e Brasília-DF. Com soluções para as áreas de sustentabilidade, em particular no âmbito energético, desenvolve projetos e presta serviços de consultoria.

Além disso, os fundadores da Base Engenharia desenvolveram extensa experiência profissional no setor de energia no Brasil ao longo de mais de 30 anos de trabalho, em questões de energia, notadamente em energia renovável, incluindo aspectos ambientais e regulatórios.

Essa experiência inclui projetos desenvolvidos no Brasil e internacionalmente, juntamente a concessionárias, produtores independentes de energia, órgãos governamentais em diferentes esferas, instituições financeiras multilaterais, e instituições governamentais multilaterais.

Hoje a empresa conta com capacitação técnica atestada para o desenvolvimento e implantação de projetos de geração de energia renovável nos segmentos de pesquisa e desenvolvimento, geração distribuída e geração centralizada.

Em constante evolução, a empresa procura inovar e aprimorar suas atividades para oferecer os melhores produtos e serviços aos seus clientes.

Principal dificuldade da Base Engenharia e como a Concreta auxiliou

De acordo com informações repassadas pelo Ruan Bruno Schulz, assessor da Concreta que atendeu o Sr. Demóstenes Barbosa da Silva e seu filho Diogo Oliveira Barbosa da Silva, proprietários da Base Engenharia, a maior dificuldade que eles tinham estava relacionada à qualificação técnica, por não terem uma CAT (Certidão de Acervo Técnico) alta.

Desta forma, além de terem suas participações limitadas em processos licitatórios por conta desse documento, a Concreta precisou ser ainda mais criteriosa e assertiva ao avaliar as oportunidades para a Base Engenharia participar.

Nesse sentido, foi essencial uma análise profunda da qualificação técnica, já que existem critérios e pontos que permitem ou não participar das licitações, variando conforme o que o órgão solicita.

Com tudo alinhado, a licitação da Prefeitura de BH havia sido suspensa e não sabíamos quando ela iria retornar. Entretanto, um dia antes do retorno soubemos do aviso da nova data.

Realizamos a análise do novo edital, separamos a documentação e corremos para deixar tudo organizado. Na fase de lances ocorreu conforme planejado, de modo que maximizamos a rentabilidade da Base Engenharia equilibrando com a necessidade de arrematar a maior quantidade possível de lotes.

No final, arrematamos todos os lotes devido às estratégias adotadas considerando os objetivos e características do cliente.

Dificuldades que surgiram no caminho e como foram superadas

Após arrematarmos todos os 14 lotes da licitação, fomos declarados oficialmente vencedores, pois nossa documentação estava totalmente correta. Diante disso, uma licitante concorrente entrou com intenção de recurso com motivações levianas.

Decorrido o prazo de 3 dias, a concorrente apresentou sua peça recursal informando que não cumprimos com as exigências do Instrumento Convocatório. 

De forma rápida apresentamos nossa peça recursal de contrarrazões rebatendo todos os pontos. Entretanto, a análise recursal levou bastante tempo, em torno de 6 a 7 meses.

Ficamos em contato com o órgão durante todo esse período, solicitando updates e providenciando informações complementares a fim de reafirmar nossa posição como vencedores nesse processo.

Inclusive, convidamos a área técnica do setor demandante para visitar as obras passadas realizadas pela Base Engenharia. Por fim, resolvemos apresentando todas as informações necessárias e complementares que o órgão exigiu como forma de zelo com o processo licitatório. 

Modalidade de licitação adotada

O pregão eletrônico pode ser realizado de duas formas: por menor preço ou maior desconto. 

Tanto na modalidade de menor preço, quanto na de maior desconto, os itens do pregão podem estar disponíveis por unidade ou por lote — conjunto de vários itens onde é possível dar lance no lote inteiro.

No caso do pregão eletrônico que a Base Engenharia participou foi o Pregão Eletrônico com menor preço por lote

Resultados

Conforme dados informados pelo assessor Ruan, foi arrematado inicialmente com o valor total de todos os lotes R$ 86 milhões. Após algumas negociações (procedimentos comuns do pregoeiro) aceitaram negociar todos os lotes por R$ 85.899.996,00.

A atuação da Concreta foi muito boa no sentido que, tudo que tange ao processo de licitação, ela é muito competente, consegue nos atender muito bem, tendo essa tempestividade de comunicação com o pregoeiro e conosco também, repassando as informações, demandas. Essa atuação possibilita que fique conosco o que sabemos fazer de melhor, o nosso negócio, engenharia, e nos tira um pouco a preocupação do processo em si. É uma complementação de capacidade e competência que é muito bem-vinda. Particularmente no processo de licitação de BH, que foi um processo que demandou enviar contrarrazões e comunicações de forma muito ágil e rápida, a Concreta conseguiu nos ajudar bastante.

Diogo Oliveira Barbosa da Silva - Base Engenharia

E então?

Como você conferiu ao longo deste case, o Diogo e o Sr. Demóstenes não só conseguiram participar de um processo licitatório que teve um ótimo resultado, como também encontraram uma grande aliada para o crescimento da empresa no mercado de licitação.

Nesse sentido, seja qual for o porte ou segmento do seu negócio, nós da Concreta podemos potencializar as etapas que envolvem uma licitação, pois com expectativas e características do negócio alinhadas, trabalhamos em prol do seu sucesso em cada oportunidade.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber como podemos contribuir para sua empresa começar a vender para o setor público sem se preocupar com tudo que envolve um processo de licitação, entre em contato conosco!

Compartilhar

Share on facebook
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Empresa Acelerada InovAtiva Brasil

O Inovativa Brasil é o maior programa de aceleração da América Latina e um dos mais reconhecidos hubs de conexão, capacitação e aceleração de startups do país e a Concreta foi uma das 160 empresas aprovadas e graduadas.